Dois jovens de 18 anos e dois de 23 e 24, foram presos durante uma ação do 2º Batalhão de Choque, na tarde desta quinta-feira (11), no bairro Passo das Tropas, em Santa Maria. O jovem de 18 anos estava foragido da Justiça.
De acordo com a ocorrência, a guarnição realizava patrulhamento quando recebeu informações de que integrantes de uma facção criminosa planejavam um possível atentado contra um grupo rival. Ao chegarem ao endereço indicado, três indivíduos fugiram, sendo dois alcançados nos fundos da residência e o terceiro detido dentro de um cômodo da casa, onde havia deixado ao lado do sofá uma pistola calibre .40 carregada e pronta para uso.
O jovem de 23 anos, apreendido na mata atrás do imóvel, indicou ainda um apartamento na Rua Visconde de Pelotas usado como depósito e ponto de fracionamento. No local, os policiais localizaram um tijolo de maconha, além de outras quantidades de maconha, crack e cocaína fracionadas, além de balança de precisão, celulares e anotações do tráfico.
Ao todo, foram apreendidos um vasto conjunto de materiais ilícitos. Entre as armas, estavam uma pistola Taurus calibre .40 com numeração suprimida, nove cartuchos intactos do mesmo calibre, um cartucho calibre 9mm, dois carregadores de pistola .40, um fuzil airsoft calibre 5.56 com carregador, além de um revólver airsoft calibre .38, cinco cartuchos de airsoft calibre .38 e um cartucho calibre .38 intacto. Também foram recolhidos um celular Motorola vermelho, dois rádios comunicadores, uma balança de precisão, um saco tipo zip lock contendo diversos materiais menores e um rolo de sacos plásticos. Quanto às drogas, foram retirados de circulação 1.866,8 gramas de maconha, considerando tijolos, porções e buchas; 845,1 gramas de crack, incluindo um tijolo e porções fracionadas; e 54,6 gramas de cocaína, distribuídas entre porções maiores e menores.
Além das prisões realizadas no bairro Passo das Tropas, uma quarta prisão, de um jovem de 18 anos, ocorreu em apoio à mesma operação do 2º Batalhão de Choque. A ação aconteceu na Avenida Acadêmicos Fernandes Mussoi, no Centro de Santa Maria, após informações indicarem que o local funcionava como ponto de traficância e que um integrante de facção estaria armado e planejando um atentado.
Durante o patrulhamento tático, as equipes avistaram o suspeito, que tentou fugir ao perceber a aproximação policial.Com ele, a equipe aprendeu uma mochila contendo oito porções de maconha (32g), 15 porções de cocaína (5,6g), uma porção maior de cocaína (551g), uma balança de precisão, R$ 600 em dinheiro, um iPhone e um carregador de celular. Nenhuma arma de fogo foi localizada com o indivíduo.

No carro que estava em frente à residência, foram encontrados uma granada e duas bananas de dinamite, além de pasta base utilizada na fabricação de artefatos explosivos. O local foi imediatamente isolado, e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Porto Alegre foi acionado para a remoção segura.
Durante o patrulhamento tático, as equipes avistaram o suspeito, que tentou fugir ao perceber a aproximação policial. Ele foi contido no pátio do imóvel, com uma mochila onde foi encontrado 07 porções de maconha (18g), uma porção de maconha (14g), 15 porções de cocaína (5,6g), uma porção maior de cocaína (551g), uma balança de precisão, R$ 600 em dinheiro, um iPhone e um carregador de celular. Nenhuma arma de fogo foi localizada com o indivíduo.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e, posteriormente, ao Departamento Médico Legal (DML) para exame de corpo de delito.
O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Porto Alegre chegou em Santa Maria pouco depois das 21h e se deslocou até a área onde o veículo com os explosivos e a granada estava interditado. No local, os policiais removeram os artefatos e os levaram até um ponto seguro, onde realizaram a detonação dos objetos.