TrÊs homens de 34 anos, 37 e 41, além de uma mulher de 34 anos foram presos pela Polícia Civil em uma sequência de ações realizadas em São Gabriel. As prisões ocorreram ao longo da semana e integram uma ofensiva para combater crimes patrimoniais praticados de forma reiterada no município, além do cumprimento de mandado contra um foragido da Justiça.
>>Clique aqui, siga nossa página no Instagram, e fique por dentro das atualizações em tempo real.
A primeira ação ocorreu na manhã, no interior do município, quando policiais civis cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 41 anos na localidade de Azevedo Sodré, no Assentamento Guajuviras. O preso era foragido da Justiça de Pelotas, onde responde pelos crimes de homicídio qualificado e tráfico de drogas. Após a captura, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário.
Na tarde de 24 de junho, equipes do Núcleo de Furtos e Roubos prenderam preventivamente uma mulher de 34 anos no Bairro Trindade. A investigação aponta que ela atuava de forma recorrente em crimes patrimoniais registrados ao longo de 2026 em São Gabriel.
Conforme as investigações, em fevereiro, a suspeita entrou em uma residência alegando precisar usar o banheiro e, após deixar o imóvel, foi constatado o desaparecimento de um telefone celular. Em maio, outro furto foi registrado em circunstâncias semelhantes, quando ela teria pedido um copo de água para conseguir acesso à residência e subtrair outro aparelho celular.
Ainda em maio, a mulher teria invadido uma residência no Bairro Medeiros após forçar a entrada, agredindo a moradora que tentou impedir sua ação. Depois de recolher objetos da casa, ela foi localizada no interior do imóvel e conduzida pela polícia. Já em junho, a investigada também passou a responder por ameaça, após intimidar um morador em via pública.
Segundo a Polícia Civil, a análise dos registros revelou um padrão de atuação baseado na aproximação das vítimas por meio de pedidos aparentemente inofensivos para entrar nas residências, evoluindo posteriormente para episódios de violência física e ameaças. Diante da reiteração criminosa e do aumento da gravidade das condutas, foi decretada a prisão preventiva.
Na sequência das ações, a Polícia Civil também cumpriu dois mandados de prisão preventiva contra dois homens investigados por furtos em série no município.
Um dos presos, de 47 anos, é apontado como um dos autores do furto qualificado praticado na madrugada de 24 de abril de 2026 contra a loja Diâmetro, na área central de São Gabriel. Na ocasião, os criminosos arrombaram o estabelecimento e furtaram peças de vestuário, equipamentos eletrônicos e dinheiro. A identificação ocorreu por meio da análise de imagens de videomonitoramento e do reconhecimento por testemunhas. O investigado também possui histórico recente de envolvimento em outros crimes patrimoniais, incluindo roubo.
O outro preso, de 34 anos, é investigado por uma sequência de furtos registrados na cidade. Entre os casos apurados está o arrombamento de um veículo estacionado na Avenida Júlio de Castilhos, em 6 de maio, quando foram levados rádio automotivo, disjuntores e acessórios. Ele também é suspeito de furtos em residências, estabelecimentos comerciais e outros veículos, evidenciando atuação frequente em crimes patrimoniais.
Os três presos preventivamente foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Gabriel, onde permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil destacou que as ações fazem parte do trabalho permanente de enfrentamento à criminalidade, reforçando a importância do registro de ocorrências e da colaboração da comunidade para o avanço das investigações.