Três mulheres de 30, 32 anos , naturais de Santa Catarina e uma de 36 anos, de Uruguaiana, foram presas na tarde desta segunda-feira (28), pelo crime de contrabando de agrotóxicos, durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-290, em Caçapava do Sul.
O trio viajava em um Ford Ecosport com placas de Forquilhinha (SC), quando foi abordado pelos policiais em uma operação de combate ao crime. Ao revistarem o veículo, os agentes encontraram diversas caixas que, à primeira vista, pareciam conter bebidas compradas no Uruguai. No entanto, ao abrirem os volumes, foi constatado que, no lugar das garrafas, havia 83 litros de agrotóxicos.
Além das caixas, também foram localizadas unidades do produto escondidas no assoalho do carro. Segundo a PRF, os produtos são de procedência chinesa e foram adquiridos na cidade de Rivera, no Uruguai, com destino final em Araranguá, Santa Catarina.
A comercialização desses agrotóxicos é proibida no Brasil devido aos riscos que oferecem à saúde humana, animal e ao meio ambiente.
As mulheres foram presas em flagrante e conduzidas à Delegacia de Polícia, para registro da ocorrência e, responderão pelo crime de contrabando.
Os produtos foram apreendidos.