Preview
Plantão
Trânsito

Fiscalização encontra indícios de maus-tratos em clínica geriátrica após denúncia anônima em Santa Maria

Polícia Civil instaurou inquérito após fiscalização realizada na quinta-feira (25), durante a Operação Virtude 2026.

Ouça a Notícia
Pausado
Fiscalização encontra indícios de maus-tratos em clínica geriátrica após denúncia anônima em Santa Maria
Compartilhe:

A Polícia Civil identificou indícios de maus-tratos contra pessoas idosas durante uma fiscalização realizada na quinta-feira (25) em uma clínica geriátrica de Santa Maria, no âmbito da Operação Virtude 2026, ação nacional de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A ocorrência foi registrada e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar os fatos.

>>Clique aqui, siga nossa página no Instagram, e fique por dentro das atualizações em tempo real.

A denúncia chegou de forma anônima à Polícia Civil na última terça-feira (23), informando a suspeita de maus-tratos em uma clínica geriátrica do município. Segundo a denúncia, no local estariam acolhidos 34 idosos. A partir das informações recebidas, equipes da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) realizaram diligências que culminaram na fiscalização da instituição na quinta-feira (25).

A ação contou também com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. Durante a inspeção, foi constatada uma situação que, em tese, caracteriza maus-tratos contra uma idosa, sendo registrada ocorrência policial e instaurado Inquérito Policial para apuração dos fatos. Os envolvidos começarão a ser ouvidos na próxima semana.

A Vigilância Sanitária notificou a instituição para que, no prazo de cinco dias, providencie uma série de adequações, entre elas a realização de avaliação médica imediata em uma idosa que apresenta extensa lesão por pressão (escara), aquisição de materiais descartáveis e curativos, capacitação da equipe responsável pelo atendimento aos idosos, implantação de registros formais de quedas e atualização do cadastro dos residentes.

A reportagem teve acesso, com exclusividade, a vídeos encaminhados juntamente com a denúncia anônima. Em um deles, é possível ver um idoso sendo esganado por um funcionário da clínica. O profissional citado não integra mais o quadro funcional da instituição e o caso também integra as investigações.

Em outro vídeo, uma idosa aparece com uma grave ferida, com aparente exposição óssea, enquanto um profissional utiliza um secador de cabelo sobre a lesão. Segundo a denúncia recebida pela reportagem, a paciente teria permanecido durante toda a noite caída no chão, em meio ao próprio vômito, sendo socorrida apenas na manhã seguinte. Ainda conforme o relato, ela precisou ser hospitalizada.

Além da investigação envolvendo a idosa com a lesão, a DPICOI também apura outra ocorrência relacionada ao idoso que, conforme os elementos reunidos até o momento, teria sido vítima de maus-tratos praticados pelo ex-funcionário da clínica.

Os laudos técnicos e periciais ainda são aguardados e irão complementar o Inquérito Policial, contribuindo para a apuração das circunstâncias dos fatos e para a eventual responsabilização dos envolvidos.

A Operação Virtude 2026 é realizada em todo o país entre os dias 15 e 29 de junho. Em Santa Maria, a DPICOI recebeu o reforço de sete policiais civis para intensificar ações de proteção, prevenção e investigação de crimes contra pessoas idosas.

Na quinta-feira (25), quando ocorreu o Dia D da Operação Virtude, foram verificadas 27 denúncias relacionadas à violência contra idosos em diferentes locais de Santa Maria.

Os trabalhos seguem até a próxima segunda-feira, data de encerramento da operação, sob coordenação da delegada de Polícia Débora Dias, titular da DPICOI.


Espaço Publicitário
870x120
Tag: Trânsito

Como você se sentiu lendo isso?

Espaço Publicitário Inferior
870x120
Rafael Menezes ∴

Rafael Menezes ∴

Equipe Rafael Menezes

Sou jornalista e radialista gaúcho, com mais de 23 anos de experiência na comunicação. Ao longo da minha trajetória, participei de coberturas jornalísticas de grande repercussão nacional e desenvolvi pautas em parceria com grandes nomes do jornalismo brasileiro.

Meu trabalho é sempre guiado pela ética, responsabilidade e compromisso com a verdade. Acredito em um jornalismo sério, transparente e próximo das pessoas, capaz de informar de forma clara e responsável.
A comunicação é minha paixão e, através dela, busco informar, conectar e dar voz aos fatos que realmente importam.

Aqui, você acompanha o jornalismo como ele deve ser: com credibilidade, responsabilidade e propósito.

Compartilhar: